Certamente identificar o tipo de cabelo pode ser difícil aqui no Brasil, isso porque sabemos que realmente há uma enorme diversidade de tipos de cabelos, sendo que isso acontece justamente devido a miscigenação essa que faz parte da história de nosso país. Desta maneira, os biótipos encontrados por aqui são diversos, sendo que isso acaba fazendo com que nossos cabelos variem demais.
Sendo assim, se você ainda não é profissional, ou já é, mas não entende como funciona a identificação dos tipos de cabelos, saiba que por aqui falaremos um pouco mais sobre esse assunto e como lidar com cada um deles.
Veja como identificar o tipo de cabelo e como cuidar de um
Antes de saber como identificar corretamente o tipo de cabelo, é importante que você entenda que a mistura de fios caucasianos, africanos e asiáticos acabam então formando uma infinidade de tipos específicos de cabelos.
Porém, saiba que realmente é possível agrupar os tipos de cabelos justamente de acordo com seu formato, nível de danos, nível de oleosidade, entre outros. Saiba que cada um desses tipos de cabelos requerem cuidados mais especiais, entre eles produtos e tratamentos bem específicos.
VEJA TAMBÉM: Abrir um salão ou trabalhar em um? Veja a melhor opção
1. Cabelos africanos, secos e super secos
Entenda que esses fios são oriundos de descendência afro brasileira, sendo que os mesmos estão presentes ainda na maior parte dos cabelos dos brasileiros. Na realidade, esses são cabelos com cachos, ondas e volume, entenda ainda que essas ondulações realmente podem variar na espessura quanto no formato.
Esses mesmos acabam gerando ondas, sendo que as mesmas aparecem sempre em forma de S, já os cachos com forma de espiral e os crespos podem acabar assumindo um formato de espirais estreitos e ziguezague.
Saiba que esses cabelos realmente tendem a apresentar uma certa carência de lipídeos justamente no comprimento de seus fios, sendo que os mesmos possuem pouca oleosidade, essa mesma acaba se concentrando apenas na raiz isso impossibilita a lubrificação dos fios.
Esse tipo de cabelo acaba sendo seco, logo por esse motivo perde a camada protetora da oleosidade natural, e realmente não contam com cerâmidas suficientes para que mantenham o brilho.
Entenda ainda que o pH fisiológico desses cabelos realmente é superior a 5 (alcalino), logo o mesmo acaba mantendo as cutículas abertas e os fios porosos. Veja que para corrigir essas características é importante manter os fios mais saudáveis, sendo que esse tratamento realmente deve contar com lipídeos, silicones e proteínas em sua fórmula.
É importante salientar que esses ativos são capazes de auxiliar na reposição de nutrientes dos cabelos, sendo que os mesmos acabam ajudando no condicionamento, controle do volume e até mesmo uma melhor definição da forma, além de é claro da redução do frizz.
Veja que para cuidar desses cabelos secos, realmente é necessário usar bons shampoos de tratamento, sendo que os mesmos devem então contribuir para o não ressecamento dos fios.
Já os condicionadores realmente devem ter uma alta performance e uma grande concentração de nutrientes, entenda ainda que é necessário usar máscaras hidratantes, reconstrutoras e nutritivas, logicamente é importante alternar justamente de acordo com a necessidade dos fios.
Além do mais, esse é um tipo de cabelo, onde você pode tirar proveito de produtos finalizadores, entre os mesmos: cremes para pentear, sprays umidificadores de cachos, entre outros.
2. Cabelos mistos
Saiba que esse tipo de cabelo, acaba sendo caracterizado pela diferença grande de concentração de lipídeos ao longo do comprimento dos fios, sendo que os mesmos tendem a ser bastante oleosos próximo da raiz, e secos e porosos nas pontas.
Aqui o mais indicado é usar um shampoo de pH neutro sendo que o mesmo deve ficar entre 5 e 6, sendo que um condicionador para cabelos secos realmente deve ser aplicado diretamente no comprimento e até mesmo nas pontas.
Além disso, existe ainda um fluído reparador de pontas que pode ser sim um grande aliado principalmente na hora de desembaraçar e ainda melhorar o aspecto sensorial dos fios. Os cremes para pentear e demais finalizadores devem ser mais leves e com baixa concentração de lipídeos!
3. Cabelos quimicamente tratados
Esses são os que mais precisam de atenção, isso porque lidam com ressecamento e perda de massa e de proteínas, pessoas que usam química precisam usar reconstrutores e nutritivos que devem devolver o brilho, umidade e resistência aos fios.
Os produtos para esse cabelo, devem contar com ativos capazes de fortalecer e repor nutrientes, além de preservar os pigmentos.
VEJA TAMBÉM: 5 filmes sobre salão de beleza que cabeleireiras devem assistir
Cursos capazes de ajudar a conhecer os cabelos
Saiba que se você possui interesse em ter acesso a um curso bom, com aulas práticas e teóricas, existem cursos à disposição para isso, entre os mesmos o curso para cabeleireira iniciante da profe Claudia Lopes, curso esse que está na promoção e disponível no seguinte endereço da web: CURSO DE CABELEIREIRA.