Certamente a agenda da cabeleireira acaba sendo uma das protagonistas no que se refere a organização do dia a dia de um salão de beleza, no entanto, muitas vezes essa profissional acaba não dando muita atenção a ela durante o dia.
O fato é que realmente sabemos que gerenciar os horários é ainda mais difícil justamente em meios aos clientes e serviços, sendo que na verdade, se trata de uma etapa completamente fundamental para aumentar sua produtividade. É importante dispor dessa agenda principalmente se você não tiver uma recepcionista ou secretária para ajudar!
Veja como usar a agenda de cabeleireira para gerenciar os horários
Certamente depois de entender um pouco mais sobre a importância da agenda da cabeleireira, então aqui estão algumas dicas práticas para enfim tornar essa uma excelente estratégia, sendo assim, vamos começar essas dicas agora:
1.1 Procure sempre gerenciar os atrasos
Certamente devemos lembrar que os atrasos são capazes de prejudicar e muito nossa rotina, sendo que ao final pode acabar virando uma bola de neve, sendo que isso realmente pode deixar diversos clientes muito estressados, impacientes ou até mesmo insatisfeitos, sendo assim, existe a necessidade de controlá-los.
Devemos entender ainda que para evitar um atraso desse profissional de fato é extremamente importante compreender e calcular muito bem o tempo gasto, sendo que cada serviço deve ser avaliado. Lembrando ainda da necessidade de deixar uma margem de tempo razoável entre um cliente e outro para o caso de ocorrerem imprevistos!
VEJA TAMBÉM: Dicas para controlar o gasto de produtos no estoque do seu salão
Já quando o atraso parte dos clientes (isso não é raro de acontecer), essa situação fica um pouco mais difícil de controlar, sendo assim, a solução é definir um tempo limite de espera, comunicar ao mesmo com antecedência e caso o mesmo ultrapasse então é preciso agendar para outras datas.
Claramente essa atitude fica difícil de ser tomada, no entanto, com o tempo os clientes devem entender e se organizar por completo corretamente na hora agendada.
1.2 Sempre tome cuidado com os encaixes
Saiba que a agenda da cabeleireira realmente ajuda em tudo, principalmente no que se refere aos encaixes, sendo que é preciso tomar muito cuidado ao tentar encaixar esses clientes, isso porque pode comprometer de forma severa a qualidade do atendimento.
O fato é que atualmente todos buscam um cuidado mais personalizado, sendo que o mesmo deve ser feito com atenção, dedicação e isso demanda tempo, claramente os clientes conseguem perceber quando o serviço em questão é feito com pressa e podem enfim ficar insatisfeitos.
Saiba ainda que caso a disponibilidade de tempo não seja o suficiente para prestar um bom serviço, então procure marcar para uma outra data com maior disponibilidade de tempo. Obviamente existe a tentação de ampliar seus lucros, no entanto, saiba que a qualidade sempre é melhor do que a quantidade!
1.3 Sempre faça uso de boas ferramentas
Atualmente existem diversos softwares e aplicativos que servem para criar uma agenda da cabeleireira, esses mesmos são extremamente eficientes e ajudam mais do que aquela velha agenda de papel. Veja as vantagens dos softwares:
- É possível fazer agendamentos de qualquer local e a qualquer momento via celular;
- Permite que você programe lembretes principalmente quando o horário do cliente estiver chegando;
- Ajuda a evitar conflitos de horários;
- Ajuda a agilizar o preenchimento;
- Permite a visualização por dia, semanas ou mês;
1.4 É capaz de facilitar o contato
Saiba que atualmente, além da própria ligação, certamente existem outras ferramentas essenciais e eficientes para o agendamento, entre os mesmos: o WhatsApp e até mesmo as mensagens diretas do Instagram acabam cumprindo muito bem essa função.
Além disso, ainda existe a vantagem e a possibilidade responder as mensagens dos clientes na hora, sendo que essas são usadas quando as pessoas estão trabalhando e não podem atender na hora.
1.5 Sempre abra sua agenda da cabeleireira periódica
Certamente os profissionais que possuem uma grande demanda por horários de fato podem optar por fazer uma abertura de sua agenda periódica a cada um ou dois meses, depois fechá-las quando os horários estiverem realmente esgotados.
Sendo assim, os clientes não esperarão muito para conseguir fazer o serviço que tanto desejam, lembre-se de criar nesse meio tempo uma lista de espera para preencher os horários em casos de cancelamento.
Se você não é uma cabeleireira veja aqui uma oportunidade
Para aquelas mulheres que ainda não são cabeleireiras, mas que desejam fazer parte desse time de profissionais, é importante que saibam que existe a possibilidade de fazer um curso completamente online, o mesmo pode ser acompanhado através do site: CURSO DE CABELEIREIRA.
O curso concede 07 dias de garantia incondicional caso você não esteja gostando dos ensinamentos recebidos, confirma maiores detalhes e veja se essa profissão é para você!